Cirurgia de Catarata

O que é catarata?

Catarata é uma patologia onde ocorre a opacificação do cristalino (lente interna do olho), diminuindo a quantidade de luz que chega na retina. Consequentemente, diminui a visão conforme a sua progressão.

Quais os fatores de risco?

O principal fator de risco é a idade. Porém, existem fatores de risco secundários, como:

• Algumas doenças, por exemplo, a diabetes, toxoplasmose, doenças autoimune, entre outras;

• Uso de medicações, como corticoides e alguns antibióticos.

• Traumas oculares;

• Tabagismo;

• Fatores genéticos.

Como prevenir?

É importante manter um estilo de vida com uma alimentação saudável, atividade física regular e boa qualidade de sono. Além disso, proteja-se da radiação UV através de óculos com filtro solar, e evite o tabagismo.

Quais os sinais e sintomas?

Os primeiros sinais consistem na perda de contraste e clareza das imagens. Com a evolução da catarata, o paciente pode apresentar:

• Dificuldade de enxergar;

• Piora da visão ao anoitecer;

• Perda de contraste;

• Mudança constante do grau do óculos.

Tratamento

O único tratamento para catarata é a cirurgia. Não é possível diminuir a catarata através de colírios ou medicação via oral. Atualmente, a tecnologia utilizada está muito avançada. Em geral, a cirurgia é rápida e indolor e os riscos de complicações são muito baixos.

A cirurgia consiste na remoção do cristalino por meio de um facoemulsificador que emite ondas ultrassônicas que são capazes de quebrar e aspirar a catarata. Normalmente, realiza-se apenas algumas incisões milimétricas, onde através delas, conseguimos realizar a cirurgia e implantar uma lente artificial no lugar do cristalino.

Atualmente, com a evolução das lentes intraoculares, é possível realizar uma cirurgia personalizada, em que o paciente pode optar em escolher lentes premium, as quais são capazes de eliminar o grau tanto para longe, quanto para perto, permitindo que o paciente fique livre dos óculos para sempre.

Cuidados no pós-operatório

É importante seguir as recomendações médicas em não pegar peso, abaixar a cabeça, evitar poeira e exposição solar nos primeiros 30 dias. Após a cirurgia, serão prescritos alguns colírios.

O paciente não deve faltar nos retornos pós-operatórios agendados pelos médicos, pois nesta consulta, será avaliado a recuperação.

Acima temos a Lente Intraocular Trifocal (LIO) utilizada na cirurgia de catarata para correção de grau. As LIOs tem a proposta de correção dos graus de longe e de perto, além de apresentarem uma região confortável para a visão intermediária.