top of page

Cirurgia Refrativa



O que é?


A cirurgia refrativa é um procedimento realizado a laser sobre a córnea, estrutura transparente e superficial dos olhos. Nessa cirurgia, é possível corrigir os principais erros refrativos da visão, entre eles: miopia, hipermetropia e astigmatismo.


Para quem é indicada a cirurgia?


É indicada para os pacientes que apresentem erros refrativos significativos e que geram uma dependência dos óculos. Porém, para se realizar uma cirurgia, precisa ser feita uma avaliação minuciosa dos olhos com o oftalmologista. Nessa avaliação, o oftalmologista avaliará o grau dos óculos e se teve alguma estabilização deste, além disso, será avaliado a função visual como um todo, desde a superfície ocular, retina, visão, espessura da córnea, topografia da córnea e outras. Essa avaliação é fundamental para o planejamento cirúrgico. A idade mínima recomendada para fazer a cirurgia é 21 anos.


Como é feita a cirurgia?


A cirurgia pode ser feita através de duas técnicas:


  • Lasik: é realizado um flap no epitélio da córnea para posteriormente, realizar o laser.

  • PRK: o laser é realizado diretamente sobre a córnea, sem realização de flap.


Ambas as técnicas são realizadas através de um laser. O procedimento é rápido e indolor e com baixos índices de complicações.


Como é o pós-operatório?


Nos primeiros dias, é normal sentir uma leve irritação ocular. Deve-se fazer restrição de atividades físicas por 30 dias, fazer uso dos colírios prescritos após a cirurgia e o retorno ao trabalho depende de cada atividade, sendo evitado o trabalho braçal por 30 dias. O uso de telas pode ser realizado com moderação a partir de 10 dias.




bottom of page