Estrabismo

O que é estrabismo?

O estrabismo é a perda do paralelismo ocular com o desalinhamento dos eixos visuais. É uma doença que pode acometer tanto na infância quanto na fase adulta e existem diversas causas: congênitas, paralíticas, traumáticas e outras.

Quais as causas?

A maioria dos estrabismos na infância são de caráter congênito devido a fatores genéticos. Porém, existem outras causas, tais como:

• Traumáticas;

• Algumas patologias (diabetes, hipertireodismo, entre outras);

• Ametropia (alto grau de hipermetropia e miopia);

• Infecciosas;

• Vasculares.

Sinais e sintomas

Os sinais mais evidentes são a estética desfavorável e, algumas crianças, quando não acompanhadas precocemente, podem apresentar uma diminuição no desenvolvimento da visão, ocasionando uma patologia chamada ambliopia, a qual se for tratada tardiamente, poderá ocasionar sequelas na visão. Outros sintomas que podem acontecer: diplopia (visão dupla), perda de estereopsia (noção de profundidade) e perda de campo visual.

Tipos de estrabismo

Os estrabismos podem ser classificados de acordo com o seu tipo de desvio:

• Exotropia ou divergente (olho desvia para fora);

• Esotropia ou convergente (olho desvia para dentro);

• Estrabismo vertical (olho desvia para cima ou para cima);

• Estrabismo misto (desvio horizontal e vertical).

Eles podem ter relação ou não com a acomodação (foco) do cristalino.

• Estrabismos acomodativos: tem relação com a acomodação;

• Estrabismos parcialmente acomodativos: tem uma relação parcial com acomodação;

• Estrabismos não acomodativos: não tem relação com acomodação.

Os estrabismos podem ter relação com a paralisia de algum nervo oculomotor.

• Paralisia de III nervo (oculomotor);

• Paralisia de IV nervo (troclear);

• Paralisia de VI nervo (abducente).

Podem estar relacionados a algumas patologias, como o hipertireoidismo, diabetes e alta miopia.

Tratamento

Os pacientes que apresentam estrabismo precisam de um acompanhamento oftalmológico com maior frequência, principalmente as crianças, que estão na fase de desenvolvimento da visão. O tratamento é específico para cada tipo ou caso de estrabismo. Na infância pode ser indicado o uso de óculos, tampões oculares e, em alguns casos, necessita de abordagem cirúrgica.

Como é a cirurgia?

A cirurgia consiste no reposiconamento dos músculos extraoculares, visando um realinhamento dos olhos. A cirurgia pode ser realizada em crianças e adultos. A idade ideal depende do tipo de estrabismo que o paciente apresenta.

Como é o pós-operatório?

Na recuperação, recomenda-se não realizar atividades físicas por um período de 30 dias. São prescristos pomadas e colírios para ajudar a cicatrização e desinflamação do tecido ocular. É importante evitar poeira, coçar e apertar os olhos. O uso de telas de celular e computadores é permitido após 7 dias com moderação. Além disso, vale lembrar que o paciente deve retornar às consultas do pós-operatório.